domingo, 9 de novembro de 2008

Post Póstumo

A natureza é implacavel e de uma crueldade sem par. 

Ensinar o conceito de bondade e  de justiça tendo a natureza como pano de fundo é muito complicado. Porque essas coisas simplesmente não se encaixam no tal do ciclo da vida... E no nosso antropomorfismo, instinto e crueldade estão alí, emparelhadinhos, certas vezes...

Ou a gente é que é neurótico mesmo, e dramatiza o natural. De qualquer eu não disse nada. Fiz, pela primeira vez, o que até então eu só tinha visto em filme. Maqueei a verdade porque me disseram que ia ser melhor assim.  E mais de uma vez achei que foi uma péssima idéia. Mas fiz meu papel de deixar o cenário o mais neutro possivel para que a história que se criou ficasse no lugar da história que aconteceu, a história natural, literalmente falando...

Achei que era uma péssima idéia até eu ir lá in loquo... E o que eu vi foi algo que realmente, ela não devia ver. Não precisava ver. Não merecia ver.

E ai entramos em outro quesito moral, da mesma ordem da dúvida se é possivel imputar a palavra crueldade ao que é puro instinto. E o outro quesito é se a verdade é tão elástica assim...  Se tal história é da mesma família do Papai Noel existe sim. Se é só faz de conta.  Ou se é só protecionismo barato fruto da nossa neurose de determinar quem está pronto para que realidade... E mais, para me poupar o trabalho de explicar porque a natureza é supostamente cruel, mas a gente não deve ser. Ou porque acreditar na justiça se na natureza a punição não tem nenhuma relação com o pecado.  

Domingo atípico.  Tão atípico que eu nunca desejei tanto que já fosse segunda feira...

Nenhum comentário: